segunda-feira, 22 de junho de 2009

1-O que é Colesterol?
O colesterol pode ser popularmente chamado de "gordura do sangue", e é uma substância muito importante para a nossa vida.
2-Porque o Colesterol é tão importante para a vida humana?
Porque ele entra para formar a membrana das células, entra na fabricação da bílis, na fabricação de hormônios sexuais, na fabricação da cortisona, da vitamina D. É ele também que estoca a nossa energia, etc...etc... Enfim, sem o colesterol o ser humano não sobreviveria.
3-Se o Colesterol é tão importante para a nossa vida, porque esta fama de VILÃO?
Não é o colesterol que nos faz mal, mas sim o seu EXCESSO. Quando o nível de colesterol dentro do sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura - os ateromas. E aí o perigo: eles podem, pouco a pouco, "entupir" as artérias, levando a complicações cardiovasculares às vezes fatais"
4- De onde provém o Colesterol que circula em nosso sangue?
Sabe-se que 70% a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado; o restante provém da alimentação.
5-Porque o nível de Colesterol se altera?
Se 70 a 80% do colesterol é produzido pelo fígado, este órgão responde por 70 a 80% do excesso de colesterol, os 30% restante de excesso são causados pela má alimentação, sendentarismo, etc.
6-Quais são os tipos de Colesterol? O que significa "Colesterol Total", "Bom Colesterol" e "Mau Colesterol"?
Popularmente falando, existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas, ou como se costuma popularmente chamar, o colesterol, assume algumas formas: "Bom colesterol" (HDL- high density, ou alta densidade) e de "Mau Colesterol" ( LDL- low density ou baixa densidade), além de outras que não veremos aqui. Pois bem, os cientistas descobriram também que o Bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é chamado de "bom" colesterol. Já o Mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Por isso ser também chamado de "mau" colesterol.
7-Quais os níveis corretos de Colesterol Total, de Bom Colesterol e de Mau Colesterol?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ídeais são-: Colesterol Total- abaixo de 200mg/dL de sangue. Bom Colesterol(HDL)- acima de 35mg/dL de sangue. Mau Colesterol(LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.
8-O que fazer para que estes níveis se mantenham normais?
O nosso organismo é responsável por 70 a 80 % do equilíbrio correto dos níveis de colesterol, 20 a 30 % depende de alimentação e de exercícios. Quanto a alimentação, o perigo esta em duas grandes fontes, uma delas: os alimentos ricos em colesterol propriamente dito. Ele está presente em produtos de origem animal: carne vermelha, gema de ovo, pele de aves, frutos do mar, laticìnios, peixes gordurosos. A outra: as Gorduras Saturadas (os ácidos graxos saturados), que também aumentam o nível de colesterol no sangue. São encontrados principalmente nos alimentos de origem animal,como manteiga, gordura de carnes e do leite. Mas algumas gorduras vegetais também são saturadas, como óleo de coco, de babaçu, azeite dende. Também têm gordura saturada o coco e o chocolate. Portanto, para reduzir os níveis de -: Colesterol Total e Mau Colesterol, reduza o consumo dos alimentos com colesterol (os de origem animal) e com gordura saturada. Mas para aumentar o nível do Bom Colesterol, consuma os óleos de milho, arroz, soja e azeite de oliva. Além de comer corretamente, procure fazer exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar, etc) todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana, durante 40 a 50 minutos cada vez.

DIETA SAUDÁVEL PARA SEU CORAÇÃO
Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Aipo
Couve-de-bruxelas
Laranja (parte branca)
Ameixa-preta
Couve-flor
Mamão
Amora
Damasco
Mandioca
Azeite de Oliva
Ervilha
Pão integral
Aveia
Farelo de aveia
Pêra
Cenoura
Farelo de Trigo
Pêssego
Cereais integrais
Feijão
Quiabo
Cevada
Figo
Vegetais Folhosos
Alimentos Ricos em colesterol
Bacon
Creme Chantilly
Ovas de peixes
Biscoitos amanteigados
Doces cremosos
Peles de aves
Camarão
Embutidos (exceto os de aves)
Queijos amarelos
Carnes vermelhas gordas
Gema de ovo
Sorvetes cremosos
Creme de leite
Lagosta
Vísceras
Manteiga
Tutano