sexta-feira, 27 de abril de 2012

Assim não dá!!!! No buteco da esquina não!!!

Senado aprova venda de medicamentos em supermercados e põe saúde da população em risco

O perigo relacionado à venda de medicamentos em supermercados volta a rondar a população brasileira. O Plenário do Senado acaba de aprovar o Projeto de Lei de conversão 7/2012, decorrente da Medida Provisória (MP) 549/2011, facultando a comercialização de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), em supermercados, armazéns, empórios e lojas de conveniência. “Estamos perplexos, diante de um retrocesso tão grande que, certamente, colocará em risco a saúde dos brasileiros”, declarou o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João. A sua esperança está no veto presidencial. “Acreditamos no bom senso da Presidenta Dilma Rousseff”, declarou.
A MP 549/11 isenta do pagamento do PIS/Pasep e Cofins 22 produtos destinados a pessoas com deficiência. Quando esteve, na Câmara, a MP ganhou um dispositivo do Deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), autorizando a venda de medicamentos fora das farmácias e drogarias. Naquela Casa legislativa, o texto de Mabel foi rejeitado por 246 votos a 81 e duas abstenções.
No Senado, onde foi votada e aprovada, hoje (25.04.12), às 17h53, a matéria levou a denominação de MP 549-B. A decisão dos senadores, de acordo com o Presidente do CFF, é “perniciosa”. Segundo ele, medicamento não é uma mercadoria qualquer que possa ser oferecida ao público, sem nenhum controle sanitário. “A decisão do Senado é uma indução à automedicação e ao uso irracional desses produtos”, alertou Walter Jorge.
Mas ponderou que os Senadores podem não ter sido bem orientados, ou não tiveram tempo para conhecer a matéria em sua inteireza, vez que a Medida Provisória traz como foco a isenção da carga tributária para produtos dirigidos a pessoas com deficiência, o que, de fato, tem um grande alcance social. “O problema é que, no meio da MP, foi incluída a venda de medicamentos em supermercados, o que eu inclusive considero um aditivo fora de contexto e que, certamente, não foi observado pelos Senadores”, previu Walter Jorge.
A preocupação do Conselho Federal de Farmácia é quanto aos perigos a que será exposta a população. Dr. Walter Jorge observa que o brasileiro já figura entre os povos que mais se automedicam, situação que gera um alto número de intoxicações medicamentosas.
Vender medicamentos isentos de prescrição, em estabelecimentos não identificados com a saúde, fora do controle sanitário e na ausência do farmacêutico, responsável pela orientação sobre o uso correto desses produtos, segundo o dirigente do CFF, só tem uma explicação: atender ao interesse econômico.
Walter Jorge lembra que, há mais de 20 anos, o setor supermercadista vem pressionando o Legislativo e o Governo, com vistas a obter autorização para comercializar medicamentos, com vistas a aumentar a sua margem de lucro. “Será uma farra do interesse em cima da saúde do povo brasileiro, que passará a comprar medicamento a rodo, motivado por campanhas publicitárias do tipo leve três e pague dois. Mas temos uma grande esperança em que a Presidente Dilma Rousseff vete essa aberração, sob pena de o Governo perder o controle no setor de saúde”, advertiu o Presidente do CFF.
Outra advertência de Dr. Walter Jorge dirigida à população é quanto ao “mito” de que medicamentos isentos de prescrição não fazem muito mal. Ele declara: “Não há um único medicamento que não possa provocar reação adversa, em maior ou menor grau.
O Presidente do CFF lembrou, ainda, que o País está discutindo a logística reversa cujo objetivo é descartar corretamente os medicamentos. É uma ação na qual as farmácias têm um papel preponderante, vez que o descarte seria feito pelos usuários dos produtos, nos estabelecimentos farmacêuticos que, por sua vez, promoveriam a destinação final. “Agora, imagine o leitor se uma mercearia vai promover o descarte correto de medicamentos”, ironizou.
Dr. Walter Jorge adiantou que irá procurar as autoridades sanitárias e as lideranças farmacêuticas, com vistas a desencadear medidas urgentes que levem ao veto presidencial. “Todas as autoridades sanitárias, profissionais da saúde e sociedade estarão unidos em favor do veto presidencial, porque o maior interesse a se defender é o da preservação da saúde da população”, previu o Presidente do CFF.

Agora minha opnião!!!!


A tempos atrás já proibiram a venda dos MIPs em mercearias , botecos, bares, lanchonetes, na padaria da esquina,  na vendinha do Zé da esquina, em todo tipo de comércio que não seje em uma Farmácia,Ok certo, agora o senado não lê  direito o documento e papum aprovada novamente a lei!!! Palhaçada!!!

A Farmácia, não pode vender mais os produtos alheios, como definiu as ANVISA  (produtos que não seje voltado a saúde),  portanto os "mercadinhos" também não poderiam , pela lógica, vender remédios.
 Quero ver eles pagarem um farmacêutico pra ficar lá 8 horas vendendo, Sal de fruta, remedinhos, pra dor de cabeça etc e tal.(vamos ver se da lucro)
Gente Saúde é coisa séria, e com medicamento não se brinca não, já vi casos de pessoas ter hemorragia por usar um sal de fruta hein, e foi grave, tomou demais  umas três colheradas de uma só vez.
Foi parar  no hospital. 
Crianças que comeram 3 comprimidos achando que era balinha.
Uma outra briga aí, era que, todos os MIPs em Farmácias ou Drogarias deveríam ficar expostos atrás do balcão, pois antes eram   expostos em gôndolas, do lado de fora dos balcões. No estado de São Paulo, já podemos encontra-los denovo do lado de fora dos balcões, somente no estado de SP. Em MG ainda não hein !!!
Agora vem o senado e aprova a lei pra vender nos botecos denovo!!!! O Dona presidenta veta logo isso .
Eu quero trabalhar num boteco então, numa padaria, lanchonete.
Que lindo já imaginou eu toda de branco lá atendendo o pinguço, com uma receita de AAS, ou sem receita mesmo, pq no Brasil é assim né.
Pra que ter farmácia então?
Libera  logo a venda dos psicotrópicos e antibióticos e tudo mais para o supermercado, para a vendinha da esquina  e assim  a nossa classe trabalhista terá bem mais empregos.
Então  ficaria assim o anúncio nos classificados, Mercearia do Zé contrata farmacêutico(a).
Já imaginaram, ninguém ficaria sem emprego, pelo menos os farmacêuticos né !!!! Eu fico p. com isso !!!!!!
Não sei se a opnião de vcs seria a mesma mas eu penso assim!!!
Bjs otimo fds a todos!!!