segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Herpes Simples e Zoster!!!!

HERPES!!!!!
São lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora, o herpes vírus, que fica incubado em um músculo do corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa.
Os tipos
Existem dois tipos de herpes: o simples, mais comum, que não tem cura e aparece de vez em quando; e o herpes zoster, que só ataca uma vez e imuniza a pessoa;
Ambos causam dor intensa, mas o herpes zoster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor persiste por meses e até anos porque o nervo demora muito para se regenerar;
O herpes simples é contagioso e geralmente aparece no contorno dos lábios, ao lado da boca, nos órgãos genitais, nádegas e até dentro dos olhos (casos mais raros), podendo levar à cegueira.
Como aparecem
Herpes simples
Dá em surtos, por isso é chamado de gripe da pele, porque vai e volta. Pelo menos 90% da população já teve contato com o vírus da catapora, causador da herpes, que se desenvolve em 40% dos infectados.
Herpes zoster
Acomete nervos e pele, causando dor terrível, de pessoas com baixa imunidade. Geralmente ataca os nervos que ficam entre as costelas (na horizontal) e o nervo trigêneo da face, a partir da orelha. Pode durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por meses ou anos, quase enlouquecendo a pessoa.
Onde aparece
Herpes simples
Contorno dos lábios;
Rosto;
Órgãos genitais;
Nádegas.

Herpes zoster
Nervo trigêmeo, próximo da orelha até a testa;
Abdômen, acompanhando o trajeto do nervo.

(1). Superfície da pele repleta de conjuntos de bolhas vermelhas e infeccionadas
(2). Ramificação de nervos sob a pele, fazendo com que a pessoa sinta a dor também na superfície

(3). Bainha que envolve o conjunto de nervos

(4). Conjunto de nervos sendo atacados pelo Herpes Vírus

(5). Estrutura do nervo repleto de vírus

Evolução

Quando entra na célula do músculo o vírus se reproduz rapidamente, destruindo as fibras nervosas. Os surtos de herpes do tipo simples duram de cinco a sete dias e do tipo Zoster, de 4 a 6 semanas.

Formas de contágio

Beijo
É uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar.

Copo
Beber água no mesmo copo de uma pessoa portadora do vírus também facilita o contágio. A pessoa também pode se contaminar apenas estando em um ambiente onde há alguém com o vírus.

Sol
A radiação dos raios ultra-violeta (UVA e UVB) agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.

Tratamento

Quando mais cedo se iniciar tratamento, menor a destruição do nervo e menos dor (chamada dor pós-herpética);
O tratamento é feito à base de antivirais, antinflamatórios e analgésicos;
É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável (menos estresse, bebida alcoólica, cigarro).

3 comentários:

  1. alem de ser feia essa tal de herpes é nojenta!
    credo!

    mas valeu pela informação!
    a gent nunca perde por apreender!

    depois passa lá no meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Laura realmente é muito feio mesmo , e a dor que a pessoa tem tbm é inensa.Muito dificil pq isso é um virus e pode estar em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi, tudo bem?
    Por isso que por um lado os copos descartáveis são a melhor coisa nas lanchonetes, eu tenho uma canequinha na minha bolsa também ..
    BJusss

    ResponderExcluir