quinta-feira, 6 de maio de 2010

Oitavo Mês!!!!!


Sintomas, sinais e sensações

Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos:

Movimentos fetais fortes e regulares;

Aumento da umidade vaginal (leucorreia);

Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;

Prisão de ventre;

Âzia e dificuldade de digestão;

Câimbras nas pernas;

Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;

Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;

Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;

Dores nas costas;

Falta de ar e dificuldades para respirar;

Insônia;

Sensação de coceira no abdomen;

Contrações de Braxton Hicks (vide paragrafo: Algumas Possíveis Preocupações);

Colostro, que pode gotejar dos seios.

Emotivos:

Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;

Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo;

Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você

Visão e Audição Desenvolvidos:

O ritmo do crescimento do bebê agora é bem veloz, e a maioria dos orgãos principais já estão funcionando. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida (a iris apresenta uma coloração azulada). Também a audição já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mamãe e do papai. Consegue perceber melhor os sons mais graves que os agudos.

Ele vira de cabeça para baixo:

O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado, e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do nascimento. Com isso, volta a pressionar um pouco a bexiga da mamãe.

Um chutador profissional:


Os movimentos do bebê agora são bem mais ativos, e você conseguirá inclusive distinguir com que parte do corpo ele está chutando. Mesmo com o espaço reduzido, ele ainda chuta, e como!! É possível monitorar os movimentos do bebê contando seus chutes, pelo menos 10 chutes podem ser sentidos a cada duas horas.

Qual é o aspecto do bebê:

Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá aproximadamente 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas.

Qual é o aspecto da mamãe:

A esta altura da gravidez, você estará já sentindo as contrações de Braxton Hicks, que são contrações fraquinhas e indolores, mas que fazem com que seu corpo se prepare para o parto. Cada gestante apresenta uma barriga diferente: mais alta, mais baixa, mais volumosa, menos volumosa, mais larga ou mais compacta. Isso varia de acordo com o seu tipo físico, com o aumento de peso durante a gravidez, e também com a dimensão do seu bebê.

Algumas Possíveis Preocupações

Falta de Ar e Dificuldades para Respirar:

Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do utero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Na realidade, essas alterações no sistema respiratório durante a gravidez, consentem à gestante inspirar mais ar e usá-lo de forma mais eficiente, e não se preocupe pois isso ar não significa que você ou o bebê recebam pouco oxigênio. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.

Contrações de Braxton Hicks:

São absolutamente normais, e de intensidade leve e indolor. Você poderá começar a sentí-las em algum momento durante o terceiro trimestre. Na realidade trata-se do seu utero que está se exercitando para quando iniciar o trabalho de parto. Próximo do nono mês, as contrações de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.

Preparando-se para o Parto:

Antigamente, a expressão "preparando-se para o parto" significava estar com o quarto do bebê já decorado, com o enxoval já pronto, e a mala da maternidade próxima à porta. As mulheres pouco sabiam sobre o que esperar do trabalho e do parto. Os maridos, então, sabiam menos ainda. Hoje, o parto deixou de ser um assunto totalmente ignorado, e passou a representar algo que as mães e os pais buscam informações e respostas precisas à todas as suas dúvidas e preocupações. Mãe e pai, juntos, querem e devem participar da experiência que é o parto: o esforço da mãe durante as contrações, o amparo do pai na hora da dor, o primeiro choro do bebê, a emoção de cortar o cordão umbelical. Querem e devem também estar preparados para todas as situações que envolvem este momento tão especial e único. O casal que teve a oportunidade de se informar, quer seja em livros, manuais, ou com o próprio obstetra; que participou de cursos preparatórios para o parto, e que aprendeu durante toda a gravidez o que se passou com o corpo da mãe e do bebê, chega ao momento do parto sentindo-se mais seguro e com menos ansiedade. Podendo assim vivenciar um dos momentos mais incríveis da natureza humana.

3 comentários:

  1. OI Vi,tudo bem?
    Parabéns pelo Dia das mães.
    A marla está toda anciosa pra vir, aquele medo inicial sumiu... graças a Deus. Estou sumida do msn, porque o Chris ta reformando a casa, e vou escrever mais pelo e-mail.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Vivian!!!! Tá quase na hora, heim?
    Por isso nem escreve mais, imagino.
    Deve estar desconfortável sentar em frente ao computador.
    Já está com tudo prontinho?
    Depois do bebê nascer, mostra logo fotos dele e do quartinho, ~´a?
    Fico esperando.
    Desejo que tenha um parto natural, normal, seja que nome for.
    Deus a abençoe e ao bebê.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Vivian, soube pela Dani do nascimento do Vinicius.
    Parabéns a você, ao marido e a toda a família.
    Primeiro neto do lado da sua mãe?
    Faço ideia do tanto que Dani está querendo conhecê-lo logo .
    Vi fotos dele e é grande, esperto, olhinhos abertos, uma lindeza!
    Coloca fotos aqui, ficará sendo o blog dele! rsrsrr
    Beijos e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir