quarta-feira, 11 de abril de 2012

As duas canções do Homem

Recebi este texto e vim compartilhar com todos vocês... achei lindo!!!!


Recebi outro dia a carta de uma pessoa amiga e veio junto uma página de jornal. Era uma crônica de Rubem Alves, tratando de um assunto pouco conhecido: os sons secretos da cítara indiana. 
 No começo, confesso que achei o texto um pouco dispersivo. Mas, no fim compreendi a beleza do todo, permeada pela poesia vestida em considerações oportunas, comprometidas com a felicidade do ser humano.
 Bom lembrar, a quem não sabe, que a cítara é composta de duas camadas de cordas superpostas, uma sobre a outra, muito próximas, sem nunca se tocarem.
 A camada de cima é sensibilizada pelo músico, e a de baixo não pode nunca ser tocada pelos dedos. Quem pouco entende dos segredos sonoros pode perguntar-se por que razão um instrumento musical tem cordas que não são tocadas. A beleza desse mistério está justamente na harmonia que enlaça as duas camadas. Os dedos não tocam a de baixo para que suas cordas possam vibrar pela magia de uma coisa muito mais sutil que os dedos. Tangidas pelos sons que brotam das primeiras, elas reverberam e fazem nascer uma outra música, diversa daquela que o artista produziu. Eis o segredo. Eis a sensibilidade. 
Olhemos agora para nós.
 Quem sabe sejamos cítaras humanas, que vivem dentro de um encanto chamado vida, provocado pelo carinho criador de Deus; lá dentro, no fundo de nossa essência, estão as segundas cordas de uma única verdade, que os dedos nunca tocam, mas que fazem ouvir uma outra voz, a vibrar pelos escaninhos do silêncio... Vem de lá uma canção imortal, jamais tocada, mas que, se ouvida, pode dizer muito de nós.
 Talvez seja esta a melodia diferente que os bons médiuns ouvem. Aqueles que lêem com amor o não-dito das palavras humanas, separando a mentira da verdade, o joio do trigo, e escolhendo o bem. Talvez seja, essa música oculta, a melhor definição de amizade.
 Afinal, o que um amigo faz senão educar-se para escutar nosso silêncio, que às vezes busca um abraço, um momento de atenção para aplacar sua melancolia? Um amigo é também algo mais. É aquele que faz do seu sossego um recanto confiável, onde o outro pode guardar seus segredos e não ter medo de perdê-los. Um amigo é aquele onde nossa segunda pauta encontra eco, porque sabe que no âmbito da amizade a solidão é um convite ao recolhimento, para que sejamos ouvidos, para que possamos reverberar. 
Nos braços de um amigo, nossa solidão se dilui no suave aroma da partilha. Você, a quem muitos consideram verdadeiro irmão, pode treinar os ouvidos do sentimento para escutar uma nova melodia.
 Preste, porém, menos atenção no que as pessoas irão tocar e mais nos sons daquelas cordas que nunca serão tangidas. Aproveite, também para apreciar a beleza da música que brota de todo lugar.
 Aí escutará a segunda canção de Deus, convidando-o a que habite uma realidade nova: a de ser, finalmente, um bom e melhor amigo, que com muito amor, aprendeu a chamar os outros para fora da solidão.
 ( Carlos Augusto Abranches, 1993, na Revista Reformador )

7 comentários:

  1. OI Vi, tudo bem?
    Vi acabei de ver sobre o falecimentos da Glorinha, tinha um post pra escrever, mas ele vai ficar pra outro dia.

    Até que enfim vamos nos ver de novo. Vou tentar dessa vez umas férias maiores, vamos ver se a escola me libera. O Cris vai trabalhar e em dezembro ele nao consegue férias, entao so vou eu mesmo.

    O Vi deve estar enorme e lindo, o Igor e a Gabi eu vi outro dia no facebook as fotinhas, nossa que lindezas e como passa rapido nao, parece que foi ontem que nasceram.

    Vi um abraço pra tia o tio e o RO e tudo de bom pra vcs
    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Vivian,o Rubem Alves sempre surpreendente!Adorei esse texto tb!Bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Belo texto!
    Obrigado por compartilhar conosco!
    Realmente, no inicio pareceu meio dispersivo, mas , lendo e relendo, vi que traz uma mensagem muito reflexiva! Gostei!
    Boa quinta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee Vivian!!!
    Lindo texto, é realmente temos de desenvolver muito nossa sensibilidade, até mesmo para ler e compreender este texto belo e profundo que nos chama a profundas reflexões.
    Deus te abençõe e ilumine sempre!!
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    Estava lendo meu próprio comentário,e faltou um complemento...O silêncio é o avalista da grande amizade.
    Quando há constrangimento no silêncio, na pausa que encerra um assunto, desconfio que não há grande amizade.
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Bom domingo!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,Vivian!!

    Que bela reflexão!Linda escolha!
    Beijos!Boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Por onde vc anda heim mocinha? Saudades
    espero que esteja tudo bem, tb adorei o texto é lindo mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir